Reaproveitar as cascas dos citrinos

Por : | 0 Comentários | On : Outubro 28, 2020 | Categoria : Curiosidades

Cá em casa reaproveita-se quase tudo na cozinha. O desperdício é práticamente nulo. Em qualquer casa, começar com pequenos gestos pode produzir grandes resultados.

Por exemplo, as cascas dos citrinos não precisam de ir para o lixo. Vou dar umas dicas de como pode aproveitar as casquinhas de laranja.

CRISTALIZAR

  • Corte as cascas de citrinos em tiras com 5 a 10mm e ponha-as de molho em água fria durante dois a três dias, mudando a água três a quatro vezes ao dia. Retire, escorra e meça as cascas, colocando-as num tacho. Por cada medida de cascas, junte uma de água e duas de açúcar . Ferva em lume muito brando até as cascas estarem bem macias e a calda tiver reduzido para cerca de um terço. Retire-as com uma escumadeira e deixe-as a escorrer de um dia para o outro sobre a rede. Passe-as por açúcar e guarde em frascos bem vedados ou mergulhe-as em chocolate negro préviamente derretido em banho-maria.

CONGELAR:

  • Lave bem os citrinos, retire-lhes a parte vidrada da casca com um descascador e reserve no congelador. Use para aromatizar bebidas, caldas de açúcar, sobremesas ou até arroz.

DESIDRATAR:

  • Ligue o forno a 130ºC. Espalhe as cascas de citrinos (só a parte vidrada) sobre um tabuleiro de forno forrado com papel vegetal e polvilhado com açúcar em pó. Polvilhe ligeiramente as cascas de citrinos com açúcar em pó e leve ao forno cerca de uma hora até estarem desidratadas. Use para aromatizar açúcar ou pratos de carne ou peixe.

AROMATIZAR:

  • Espete cascas (só a parte vidrada) de limão, tangerina, toranja, laranja ou lima ou uma mistura de várias, em espetos compridos de madeira. Introduza-os em garrafas ou frascos de vidro e encha-os com vinagre préviamente aquecido. Tape bem e deixe em infusão durante alguns dias. Use para temperar saladas.

Deixe uma resposta

Receitas da Tia Céu - Logotipo

Registe-se grátis e descarregue os livros de Receitas da Tia Céu.

Como descarregar os livros de receitas? É muito fácil!
Basta preencher o formulário aqui…

    Sexo

    Receber ofertas e comunicações por email?

    SimNão



    Não se preocupe, se mudar de ideias, poderá retirar o seu consentimento a qualquer momento exercendo os direitos referidos na política de privacidade.


     

    Receitas da Tia Céu - Livro 1Receitas da Tia Céu - Livro 2
    Receitas da Tia Céu - Livro 3Receitas da Tia Céu - Livro 3
    Receitas da Tia Céu - Livro 3
    Receitas da Tia Céu - Livro 9