Marmitas & Companhia

Por : | 0 Comentários | On : Setembro 5, 2016 | Categoria : Blogue

sacos termicos - Receitas da Tia Céu

E chegámos à semana que dedicamos às “marmitas”.
Apesar do calor que se faz sentir e do apelo da praia e actividades ao ar livre, a verdade é que muitos de nós já terminaram as suas férias e agora praia? só ao fim de semana, pois o trabalho recomeçou e as rotinas do quotidiano estão de regresso.
E uma das rotinas que, cada vez mais está instalada de pedra e cal no dia a dia dos portugueses, é a preparação das “marmitas”.
Com a perda do poder de compra e a crise financeira em que vivemos desde há alguns anos, os portugueses começaram a levar almoço de casa, para comer no local de trabalho. O subsídio de almoço é uma ajuda preciosa no orçamento familiar e permite gerir melhor os gastos no supermercado.
Actualmente, a “marmita” é um hábito bom que permite fazer escolhas saudáveis na alimentação dos adultos e também das crianças e jovens.
Alia-se assim a poupança em restaurantes e cantinas escolares à alimentação saudável que permite uma melhor qualidade de vida e prevenção de algumas situações menos agradáveis do ponto de vista da saúde.
Pode parecer complicado organizar marmitas para todos , principalmente se há filhos, em idade escolar, de diferentes idades.
Um dos segredos da preparação das marmitas é a organização e o planeamento. Planear as refeições ao Domingo, para toda a semana, é uma grande ajuda e pode ser uma actividade divertida para toda a família.
Tome nota:
– Arranje um quadro para colocar na cozinha, onde todos possam escrever as suas sugestões e reserve uma parte do quadro para os menus semanais.
– Equipe-se com as marmitas, frascos e garrafas, talheres, sacos térmicos, lancheiras, guardanapos, bolsas etc. necessários para transportar, aquecer e servir as suas refeições, no trabalho ou na escola. Reserve um armário na cozinha ou uma prateleira da despensa só para arrumar e guardar as suas marmitas. Fica mais fácil, na hora de montar as marmitas, de acondicionar e organizar os alimentos.
– Organize e distribua tarefas. Os mais pequenos vão ficar contentes por ajudar e sentem-se responsáveis por participarem na vida familiar.
– Faça sempre jantar a contar com alguma sobra. Assim, no outro dia pode levar a sobra para o almoço ou transformá-la num outro prato, juntando outro acompanhamento ou reutilizando para confeccionar uma quiche, uma omolete, uma salada ou um empadão.
– Ao Domingo reserve uma parte dia, para cozinhar para a semana toda:
§ cozinhe uma sopa XL, isto é, cozinhe uma grande panela, congele metade em doses individuais e distribua a restante em caixas para ir consumindo durante a parte da semana;
§ coza ovos, arroz branco, massas e legumes e guarde em caixas; congele algumas e deixe as restantes para compôr acompanhamentos e quiches, durante a semana;

Ao longo da semana procure aqui mais sugestões e ideias para ter menos trabalho com as suas marmitas e continuar a ter uma alimentação saudável sem gastar muito.

sopa - Receitas da Tia Céu quadro de tarefas - Receitas da >Tia Céu marmita - Receitas da Tia Céu Crianças na Cozinha - Receitas da Tia Céu

    Deixe uma resposta

    Receitas da Tia Céu - Logotipo

    Registe-se grátis e descarregue os livros de Receitas da Tia Céu.

    Como descarregar os livros de receitas? É muito fácil!
    Basta preencher o formulário aqui…


     

    Receitas da Tia Céu - Livro 1 Receitas da Tia Céu - Livro 2
    Receitas da Tia Céu - Livro 3 Receitas da Tia Céu - Livro 3
    Receitas da Tia Céu - Livro 3
    Receitas da Tia Céu - Livro 9