Refeições em Família

Por : | 0 Comentários | On : Setembro 13, 2016 | Categoria : Blogue

Refeicoes em familia - receitas da Tia Céu

Durante o sono, o corpo precisou de ir buscar, às reservas energéticas, o combustível necessário para repor a energia e desempenhar funções básicas (lembra-se do combustível e do carrito de que lhe falei ontem?). Então! Se acorda e continua em jejum, sem tomar pequeno almoço (sem combustível) obriga o corpo a continuar a usar as suas reservas de energia. Esse processo é menos eficiente que a obtenção de energia a partir dos alimentos. Isso provoca uma maior sensação de sonolência e fadiga, há quem experimente agitação ou dores de cabeça além de se verificar um menor desempenho cognitivo e físico.
Aqui vos deixo algumas dicas para hoje:

§ Tente sempre tomar o pequeno almoço em casa. Além de ser mais barato, pode controlar melhor o que come, fazendo escolhas saudáveis para si e para a sua família.

§ As crianças imitam o que vêem os outros fazer (pais, amigos, escola etc). Ao tomar o pequeno almoço sempre em casa, começa desde cedo a incutir nos seus filhos a noção da importância da primeira refeição. Além de ser uma oportunidade de ouro para reunir a família e conviver, estreitando os laços afectivos entre todos, está a criar nos seus filhos um hábito saudável para o resto da vida.

§ Muitos dias, sem tempo para tomar o pequeno almoço em casa, porque a cama está quentinha e não apetece levantar quando o despertador toca, saímos a correr e, com as crianças no banco de trás do carro, ainda ensonadas, lá vamos distribuindo sumos de pacote e bolachas industriais à laia de pequeno almoço para os mais pequenos. Depois de deixar os petizes na escola, vamos a correr ao café da esquina e comemos um pastel de nata ou um folhado de salsicha ou um croissant misto ou uma torrada com um café ou um galão. Menos mal o galão e o café! Mas a torrada tem montes de manteiga e geralmente é de pão branco, sem grande valor nutricional, os folhados tresandam a gorduras saturadas e açucares rápidos. O nosso coração fica aflito com a ingestão desses alimentos e, muito provavelmente, vai sentir fome rapidamente. E lá se foram 4 ou 5 euros da carteira, com impacto negativo para a sua saúde, ainda por cima.

§ Levante-se 15 minutos mais cedo ( não faz grande diferença na qualidade e quantidade das horas de sono mas tem um grande peso na sua saúde) e prepare o pequeno almoço para todos. Peça a colaboração da família e distribua tarefas.

§ Deixe a mesa preparada de véspera e algumas coisas já a diantadas no frigorífico tais como sumos, iogurtes com aveia e fruta, pão fatiado etc.

§ POR FAVOR não dê cereais de pacote à suas crianças! Opte por batidos de fruta com iogurte, iogurte com aveia, pão integral com mel ou compota caseira (com moderação), sumos de fruta naturais, iogurte com bagas e fruta.

§ Ao preparar as mochilas dos mais pequenos inclua sempre uma merenda para o meio da manhã: um iogurte líquido de aromas e uma peça de fruta, de preferência uma banana. Esqueça lá o bolicao, o croissant misto ou o pacotinho de sumo da promoção do hipermercado.

Os miúdos gostam de sumos e batidos coloridos. Coloque uma palhinha,com um boneco, no copo de sumo do seu pequeno. Ofereça-lhe frutas da época e motive-o a pesquisar, na escolinha, imagens da fruta que comeu ao pequeno almoço bem como o nome!
Pequeno Almoço Saudável - Receitas da Tia Céu
Coloque, na lancheira da merenda, “bilhetinhos de amor” para o seu filho/a com smiles ou recadinhos que ele/a vai gostar de ler: “Bom dia com o sol no teu sorriso”, “Amo-te”, “Desejo-te um excelente dia de escola e brincadeiras”.
Já agora pode também colocar um recadinho na marfruta aveia - Receitas da Tia Céumita do seu marido ou da sua mulher.

Faça da alimentação uma aventura prazerosa para toda a família.

 

 

Deixe um comentário