Neste dia de S. Pedro, Vamos todos à sardinha, Neste ano vou escolher, A que for mais pequenina.

Por : | 0 Comentários | On : Junho 14, 2018 | Categoria : Blogue

Hoje começamos com uma quadra alusiva a um dos santos populares e à sardinha.

Estamos em plena época de santos populares. O Santo António já lá vai, o São João celebra-se a 24 de Junho e o S. Pedro vem logo a seguir, a 29 de Junho. E os arraiais aí estão, um pouco por todo o lado, para celebrar os santos. Eu diria que para celebrar mais os comes e bebes e a boa disposição do que a santidade de António, João e Pedro. Mas enfim, haja alegria e  boa comida. Porque o melhor que se leva da vida é a vida que se leva.

E nestas andanças de arraiais e comezainas, a sardinha é a grande heroína. Peixe muito apreciado pelos portugueses, pesca-se na costa portuguesa e o seu nome vem da ilha de Sardenha, onde já foi muito abundante.

É um peixe gordo, saudável e nutritivo, rico em proteína e ómega-3, assim como selénio, cálcio, fósforo e Vitamina D. O consumo regular da sardinha ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, depressão, artrites e doenças de Alzheimer. É ainda muito rica em Vitaminas do complexo B.

Os portugueses começam a comer sardinhas quando estas surgem no mercado no início de Junho. Com as festas dos santos populares, a procura aumenta e o preço dispara, o que leva, muitas vezes, à pesca de peixes muito pequenos e magros, sem o sabor e a gordura que lhes são característicos. A sardinha acumula gordura desde o final da Primavera até meados de Setembro-Outubro.  Esta gordura, rica em ácidos gordos polinsaturados (especialmente ómega-3) acumula-se no músculo e em redor das vísceras e confere-lhe o paladar típico apreciado pelos consumidores.

Geralmente, a sardinha come-se assada ou grelhada na brasa, dentro de um pão. Eu gosto da sardinha no prato com salada de alface, tomate e pimentos assados. É uma delícia. No entanto, há outras formas de comer sardinhas, cozinhando-as segundo receitas um pouco diferentes daquelas a que estamos habituados.

Seja de que forma for, a sardinha é uma mais valia para a saúde. Fora da época, isto é, o Verão, pode-se comer sardinha congelada. O pescado é capturado na melhor época e submetido à congelação a -25ºC, ainda nos barcos, e chega aos nossos pratos com pouca manuseamento, preservando as suas características sensoriais, como o paladar, o cheiro e a textura.

Por isso, pela sua saúde, coma sardinhas o ano todo!

 

Abraço

Tia Céu

Deixe um comentário