Pão de Ló Tradicional
bolos-e-docesNão sei bem porquê mas o pão de ló é daqueles bolos que todos gostam e é tradição em todas a mesas portuguesas. Existem variadíssimas versões mas andam sempre à volta dos ovos, açúcar e farinha.Esta receita é a receita da minha família. Já a minha avó fazia este bolo, todas as tias o fazem, as minhas primas idem. A minha mãe só fazia bolos em ocasiões especiais: aniversários, Natal, Páscoa, Ano Novo... Eu acrescentei o Dia do Pai e o Dia da Mãe.As claras que sobram das gemas utilizadas podem ser aproveitadas para as farófias.
Ingredientes
- 210g de açúcar
- 120g de farinha com fermento
- 13 gemas
- 4 claras
- 1 c. chá de fermento em pó
- Manteiga para untar
- Papel vegetal para forrar
Preparação
- Unte uma forma média (de buraco) com manteiga, forre-as com papel vegetal e unte novamente com manteiga. Reserve.
- Coloque o açúcar, as gemas e as claras numa tigela e bata, durante 15 minutos, até obter uma mistura homogénea. Envolva, aos poucos, a farinha e o fermento peneirados e bata por mais 10 minutos.
- Deite a massa na forma e leve-a ao forno, pré-aquecido a 180ºC, por cerca de 25 a 30 minutos. Retire do forno, deixe arrefecer dentro da forma e desenforme quando estiver frio, auxiliando-se do papel.