Tasquinha Alentejana

Por : | 0 Comentários | On : Maio 18, 2016 | Categoria : Blogue, Restaurante

Tasquinha Alentejana - Receitas da Tia Céu

Muito perto de Avis, terra de Boa Memória, onde reina o valor da alma portuguesa, há uma pequena aldeia, Santo António de Alcórrego. Os seus 400 habitantes vivem uma paz tranquila, esquecidos do resto do mundo que esqueceu esta gente de trabalho e bom coração.

O casal Pexirra, Joaquim Fava e Maria José, decidiram dar uma volta ao destino e gravar na memória colectiva a Tasca no Montinho. O Montinho é um monte com alguns habitantes a um ou dois km do Alcórrego. Foi no dia 8 de Abril de 1997 que a D. Maria José começou a cozinhar as iguarias da região, receitas simples de gente que, há pouco mais de 40 anos, trabalhava de sol a sol o que a terra dava e o clima permitia.

Sem grandes elaborações ou pretensões gastronómicas, podemos ter um almoço ou um jantar genuinamente alentejano, com produtos de região, tempero certeiro e simpatia a rodos.

Da ementa quero destacar a Sopa de Tomate, aveludada e aromática, o Galo de Cabidela, a Empada de Lebre e o Arroz de Perdiz. Quem sabe D.João I não teria saboreado estes mesmos pratos, cozinhados por alguma alentejana despachada e talentosa…?

No Verão a especialidade é o Gaspacho, sopa fria que tem a particularidade de alimentar e refrescar os corpos escaldados pelo calor abrasador do Alentejo.

No Inverno, os Domingos ficam mais aconchegantes quando se come o Cozido de Grão, na pequena sala quentinha que lembra a enorme cozinha da casa do monte de antigamente.

Mas como gostos não se discutem, ainda há que experiênciar a textura inigualável das Migas de Miolos, a macieza das Costeletinhas de Borrego Panadas e a aromática Açorda de Bacalhau.

Termine a refeição com um dos doces conventuais que a Maria José tão bem sabe fazer: o Fidalgo, a Sericaia com Ameixas de Elvas, a Encharcada de Noz e o famoso Pudim de Abade de Priscos.

O vinho da casa, tinto, é da região, da Casa Branca, Mouchão. O branco é Vale de Barqueiros.

Aconselho um passeio até Santo António do Alcórrego, a caminho dos Covões, num destes próximos fins de semana desta Primavera tardia, quase, quase Verão…

A Tasca do Montinho fecha para bem merecido descanso do pessoal à segunda feira.

tasquinha-alentejana-1 Tasquinha Alentejana tasquinha-alentejana-2-300x169 Tasquinha Alentejana tasquinha-alentejana-3-300x197 Tasquinha Alentejana

Share This Post!

Deixe uma resposta