No Poupar é que Está o Ganho

Por : | 0 Comentários | On : Junho 6, 2018 | Categoria : Blogue

semente melancia - Receitas da Tia Céu

Hoje em dia, comer bem gastando pouco dinheiro é um desafio para quase todas as famílias. No entanto, há pequenos truques que se podem adoptar no dia a dia e que podem ajudar a rentabilizar os mais variados ingredientes que utilizamos na cozinha, ao preparar as nossas refeições. Por exemplo: o que é que faz às cascas das frutas e legumes? Deita no lixo não é? Pois! Eu também deitava no lixo! Até que aprendi a aproveitar todas as cascas das frutas e dos legumes que consumimos em casa.
Se pensar bem, é nas cascas que se encontram uma parte considerável do nutrientes e vitaminas além do sabor.  Os tubérculos como beterraba, cenoura batata, batata-doce, nabo e cherovia podem ser aproveitados na totalidade. Mesmo a casca da curgete e da abóbora, depois de bem lavada, pode ser utilizada para sopa. Basta retirar o caule da curgete e pode cozinhar com a casca.

Depois de descascar os tubérculos, as cascas podem ser levadas ao forno, polvilhadas com sal, tomilho, alecrim, cominhos, etc. e fica com uns snacks estaladiços que pode acompanhar com molho de iogurte ou maionese. Pode ainda aproveitar os talos das ervas aromáticas e dos bróculos, couves, nabiças, espinafres e, juntamente com as cascas dos legumes e das cebolas, pode fazer um aromático caldo de legumes. Congele em cuvetes de gelo e fica com caldos para aromatizar arroz, massas, molhos, carne, peixe, sopas, etc., naturais e saudáveis.

As frutas também podem ser aproveitadas na totalidade. Lembra-se da geleia de marmelo que é feita com as cascas e os caroços? E as cascas de laranja, limão e lima? Retire toda a parte branca e deixe a secar 2 ou 3 dias. Quando estiver seca, rale e utilize para aromatizar açúcar, pimenta, mel, azeite.

Já com a deliciosa melancia, para além de aproveitar as sementes para chá e snacks, a parte branca da casca é toda ela comestível, podendo ser preparada em doce, pickles, chutney, caril, saladas.

Já tinha pensado nestes truques? Para além de aproveitar tudo, acaba por comer de forma muito mais saudável.

 

sementescascasfoto

Share This Post!

Deixe uma resposta