Detox de Primavera

Por : | 0 Comentários | On : Abril 5, 2018 | Categoria : Blogue

comida saudavel - Receitas da Tia Céu

Cá em casa, logo no ínicio da Primavera, faz-se um limpeza geral e destralha-se o que já não nos faz falta: roupas, sapatos, revistas velhas e jornais antigos, livros já milhentas vezes lidos e relidos, bijuterias fora de moda, medicamentos já fora de prazo, bibelots a mais e quilos em excesso… O longo e frio Inverno  sempre foi um  tempo de pouca actividade em casa. O chegar a casa, depois de um dia de trabalho e de actividades escolares, teve sempre a conotação com jantar quentinho, cozinha arrumada e serão no sofá, com uma mantinha nas pernas, a lareira a crepitar  e um livro para ler. Ou um tricot para terminar. Um chá quente e uma fatia de bolo de mel, feito no Domingo à tarde, entre a hora de almoço tardia e o início da longa tarde de descanso.

destralhar - Receitas da Tia Céu

Por isso, mal chegam os dias de Primavera, ainda que frios e chuvosos, como estão a ser este ano, fico com uma vontade desgraçada de “pôr tudo de raiz ao Sol”, como dizia a minha avó. E é uma movimentação frenética cá em casa: escolher o que é para doar, o que é para vender em segunda mão, o que é para deitar no lixo… Limpar, arejar, renovar, restaurar, transformar!!! Uaau!!! Retirar as roupas mais leves das caixas e dos roupeiros… E é aqui que começamos a pensar nas férias, na praia, nos passeios ao ar livre, nas roupas que vamos comprar para as festas de Verão, no fato de banho para  a praia… E… pois é… Lá estão os quilitos a mais…

Estou certa que uma alimentação equilibrada e diversificada ao longo de todo o ano, com frutas e legumes da época, peixe e carne em quantidades moderadas e açúcares consumidos em quantidades mínimas e esporadicamente, contribui para um peso regular e uma saúde excelente. Mas, no entanto, todos nós cometemos excessos, fazemos disparates e vamos atrás, muitas vezes, dos apelos publicitários e das compulsões alimentares.

Mas nem tudo está perdido… comida saudavel 1 -Receitas da Tia Céu

Vamos, em conjunto, eu e os leitores, procurar fazer uma alimentação mais saudável. Com saladas, sumos, alimentos não processados e um consumo mínimo de açúcares refinados, vamos preparar o Verão e as actividades ao ar livre.  E viver mais saudavelmente!

Fiquem, por isso, atentos às novas receitas que vou publicar! São todas a pensar no bem estar e na saúde, contribuindo para uma vida mais leve, com mais energia, mais alegria, mais leveza.
O peso em excesso pode ser indicador de várias patologias e é necessário ter esse factor em conta. No entanto não significa que se seja escravo de alimentos hipocalóricos  ou pobres em hidratos de carbono ou sem pitada de açúcares, sejam refinados ou de origem vegetal. É importante perder o peso a mais mas sem fundamentalismos, pois não sou fundamentalista.  É ir com calma e mudar hábitos nocivos a pouco e pouco.

Biquini - Receitas da Tia Céu

Vamos lá ver o que resulta desta nova fase de receitinhas saudáveis!

Um abraço

Tia Céu

Share This Post!

Deixe uma resposta