Guardar a Doçura do Verão

Por : | 0 Comentários | On : Setembro 4, 2017 | Categoria : Blogue

ferias - Receitas da Tia Céu

Agora que já terminaram as férias de Verão (embora as temperaturas ainda teimem em prolongar a estação…!), é tempo de voltar à vida quotidiana, rotineira e corriqueira, saudosista dos longos dias de praia ou campo, do tempo passado na quinta ou na vila junto ao mar…

Por mim, que já regressei a Lisboa (contra minha vontade, claro!!), ficou-me, deste Verão, a doçura dos afectos, dos abraços dos entes queridos, das conversas longas, feitas de verdades descobertas no fundo de uma boa garrafa de vinho, após um jantar servido com risos e palavras soltas…  Ficou comigo, gravada em fogo manso de por de sol, a doçura do meu Alentejo quieto e silencioso, onde os coentros sabem mais a açorda e a melancia é mais vermelha e açucarada…

Gosto de prolongar o bom e bonito de cada época da minha vida… De cada etapa, de cada ciclo… Estou certa que todos nós gostamos de recordar… Recordar é viver… Já a minha avozinha o dizia…

Uma das formas mais simples de prolongar a doçura dos meus dias de Verão é transformá-los em sabores e texturas doces e macias, quentes e saborosas…Faço compotas de frutas de Verão, faço pickles, faço conservas…!

Outras das formas de guardar memórias é coleccionar fotos e cartões de restaurantes, bilhetes de concertos, folhetos de museus, pedaços de toalhas de mesa de papel que cobriram as mesas do almoço de família, no quintal dos primos, mais que irmãos! no Alentejo profundo!

Deixo-vos, esta semana, algumas receitas de compotas e conservas de frutas e legumes de Verão. Aproveitem, enquanto os miúdos ainda estão em casa, para vos ajudarem a preparar as frutas. A semana começa hoje, podem preparar ao longo de toda a semana, tudo o que é necessário para fazer as compotas, juntas as frutas e legumes, começar a escolher e preparar as fotos para um Art Journaling, que irá manter toda a família unida em volta de um projecto muito giro…

Mãos à obra!!

As receitas de compotas e conservas ficam aqui! O resto está na vossa imaginação que, estou certa, não tem limites!

Não acreditam?? Experimentem!

 

Abracinho

Tia Céu

Deixe um comentário