Recomeçar de Novo

By : | 0 Comentários | On : Setembro 15, 2017 | Categoria : Blogue

Recomeçar - Receitas da Tia Céu

E voltamos de novo à escola, aos empregos, ao recomeço de um novo ciclo. O Verão já lá vai, a cor dourada da pele exposta ao sol, vai perdendo brilho e já suspiramos de novo pelas próximas férias. Mas calma, que antes do próximo Verão ainda vamos ter o doce Outono e o confortável Inverno.

De facto o tempo é para nos virarmos para dentro das casas, para dentro de nós mesmas, é tempo de nos olharmos mais no espelho da alma e de cuidarmos mais e melhor dos interiores, nossos e das nossas casas.

O tempo é também de regresso à escola e às rotinas das refeições de marmita. É mais saudável e mais barato preparar as marmitas para os pequenos e habituá-los a escolhas saudáveis.

Continuo a debater-me por uma alimentação saudável desde os primeiros anos de vida. Fico profundamente chocada e triste quando ainda vejo crianças a comerem, logo de manhã, um sumo de pacote e um pastel de nata. Nada tenho contra os sumos e os pasteis de nata a não ser não gostar das enormes quantidades de açúcar que os sumos contêm e os pastéis de nata não serem o adequado para oferecer a uma criança, para desjejum. Há dias foi essa mesma situação que presenciei: uma família sossegada e silenciosa que entrou no café, pediu torradas e sumo de laranja, sumo de pacote e pastel de nata. A criança ficou sossegada a chupar a palhinha do sumo enquanto ia comendo o interior do pastelinho com uma colherzinha, sem tirar os olhos do pequeno tablet pousado em cima da mesa, enquanto os pais comiam as suas torradas e tomavam o seu sumo de laranja, em silêncio, cada um olhando atentamente o seu telemóvel.

No meu mundo, naquele mundo que quero ajudar a construir para os meus netos (os filhos já são grandes e casadoiros!) os pequenos almoços em família deveriam ser saudáveis e alegres, barulhentos q.b. para permitir as conversas, às vezes tolas, entre pais e filhos. Há sempre coisas para falar, há sempre coisas para contar e até as tolices devem ter o seu tempo de estar à mesa pois ajudam a estreitar os laços de afecto e cumplicidade na família.

Por favor, mães e pais! Os vossos filhos devem comer o mais saudável possível!! Os cereais de pequeno almoço não são saudáveis, a quantidade de açúcar que os pequenos ingerem logo de manhã é assustadora! Daqui a uns anos ficam diabéticos, a energia falsa com que começam o dia tira-lhes a capacidade de concentração e ficam irrequietos!

O pequeno almoço dos petizes deve ter lacticínios, queijo, iogurtes, pão escuro, fP Almoco - Receitas da Tia Céuruta, ovos, legumes! Os lanches devem ser legumes e frutas, queijinhos, água aromatizada com frutas, leite, se não houver intolerâncias às lactoses. Esqueçam lá os bolicaos, as Nutellas e afins!

Educar os miúdos passa também por lhes transmitir bons hábitos de alimentação e vida saudável. Sempre que possível tomem o pequeno almoço em casa! Façam da primeira refeição do dia um tempo de partilha e boa disposição. Aproveitem para planear em família, as actividades de cada um e as actividades que fazem em conjunto.

Vamos lá começar a adquirir bons hábitos de alimentação e vida mais saudável e feliz!

Bom recomeço!

Tia Céu

 

Share This Post!

Deixe uma resposta

Partilhas