Reaproveite!

By : | 0 Comentários | On : Junho 6, 2017 | Categoria : Blogue

casca batata - Receitas da Tia Céu

Segundo dados da ONU, do início de 2014, 1,3 milhões de toneladas de alimentos produzidos anualmente, em todo o mundo, nunca são consumidos.

Evitar o desperdício alimentar é um dever, que está ao alcance de todos nós. Pequenos gestos nas nossas cozinhas e no nosso dia a dia, podem produzir grandes resultados. Até a economia doméstica agradece!

Vou deixar aqui algumas dicas de reaproveitamento de alimentos, sobras e até mesmo o que consideramos lixo orgânico.

  • BATATA

As cascas de batata podem transformar-se num delicioso aperitivo.

Lave bem as batatas antes de as descascar. Seque as cascas com papel de cozinha, coloque-as num tabuleiro e tempere-as com sal, pimenta a gosto e um fio de azeite. Pode ainda salpicar com ervas aromáticas a gosto, (tomilho, orégãos, etc.). Leve ao forno pré-aquecido a 180º e deixe assar durante cerca de 30 minutos ou até estarem crocantes e estaladiças.

Também pode reduzir o inchaço ao redor dos olhos com cascas de batata. Sobre a pele, pressione o lado húmido das cascas frescas durante 15 minutos. Essa mesma técnica também pode aliviar os sintomas do acne.

  • CITRINOS

As cascas de Laranja são um óptimo repelente de insectos. Depois de comer os frutos, reserve as cascas e espete nelas cravo-da-índia.

Da mesma forma, se quiser raspa natural e deliciosa para fazer um refresco nos dias mais quentes, rale as cascas dos limões, limas, laranjas e toranjas e

guarde-as num recipiente adequado, no congelador. Quando quiser aromatizar a sua água, basta bater as raspas com água, açúcar ou adoçante a gosto, no liquidificador e servir.

  • QUEIJO

Tem um Queijo da Serra que chegou ao fim? Aproveite a casca que sobrou! Coza massa da sua preferência, escorra e coloque-a dentro do queijo. Derreta no micro-ondas alguns segundos e salpique com orégãos.

Outros restos de queijo guardados no frigorífico, ainda dentro do prazo de validade, podem ser utilizados para diversos pratos: pode polvilhar sobre massas, saladas e sopas e até cobrir carne, peixe ou frango com queijo ralado e colocar no forno para gratinar.

Espero que tenham sido úteis, as minhas dicas.

Até à próxima!

casca laranja - Receitas da Tia Céu   massa - Receitas da Tia Céu

 

Share This Post!

Deixe uma resposta

Partilhas