E a Festa Continua!

By : | 0 Comentários | On : Outubro 11, 2017 | Categoria : Blogue

marmita - Receitas da Tia Céu

Já instalada na nova casa, agora urge retomar o contacto regular com os meus queridos seguidores. A todos peço desculpa pela ausência de receitas e de blog, mas espero que entendam o que é mudar de casa grande para casa ainda maior! E a festa continua! Abrir caixotes, arrumar, cozinhar, escrever, mimar os gatos desnorteados, conversar com os filhos, namorar com o amado, receber mimos dos pais e sorrir à vida, ainda que por vezes, entre lágrimas. Mas faz parte não é?

Bem! O blog de hoje é uma homenagem a todas as Mulheres que trabalham fora de casa, a maior parte longe, e cujo trabalho não acaba quando entram em casa. O que me faz sentir uma enorme e profunda gratidão ao Universo que me tem proporcionado as condições para que eu, nos últimos anos, não tivesse que me deslocar, em horários fixos, para trabalhar fora.

Há dias conheci uma jovem Mulher, funcionária da Fnac onde fiz algumas compras. Ao aderir ao cartão Fnac, surgiu a oportunidade de trocar algumas frases de circunstância acerca dos espaços de refeição do centro comercial e das refeições entregues no local de trabalho. Ela então confirmou aquilo que eu já sabia: a maior parte das pessoas levam marmita de casa. Sai mais barato, claro e a qualidade é a que temos nas nossas casas.

Esta jovem, a trabalhar na zona oriental da Lisboa e a morar na Amadora, tem o mesmo desafio todos os dias que é chegar a casa, tarde e más horas, tratar da lida da sua casa, cozinhar o jantar e preparar a marmita do dia seguinte. Não é fácil para ninguém, eu sei. E por isso eu dedico o meu trabalho à Ana Rita e a todas as Anas Ritas com quem me cruzo todos os dias.

Deixo aqui algumas sugestões de como tornar esta tarefa mais fácil e menos custosa.

  • Reserve algumas horas do fim de semana para cozinhar para a semana toda. Sugiro que enquanto faz o jantar de sábado ou domingo, vá cozinhando arroz, legumes, sopa (faça uma base e depois divida em duas ou três partes e adicione legumes diferentes para fazer sopas diferentes) .
  • Asse legumes quando assar carne e prepare uma quiche para aproveitar o forno. A quiche pode ser dividida em várias porções e congelada. Os legumes podem ser guardados numa caixa, no frigorífico, e serão o acompanhamento ideal para carne assada ou peixe cozido.
  • Faça compras de produtos frescos e prepare-os para ficarem prontos a consumir.
  • Faça saladas de frasco. Em camadas. Tenho no site algumas receitas de saladas no frasco e molhos adequados para servir junto.
  • Asse frango e desfie-o. Guarde e fica pronto para servir com uma das saladas de frasco. Quando assar o frango asse também os legumes.

Não se esqueça de incluir sempre:

  • 2 tipos de saladas
  • 1 tipo de proteína animal
  • 1 tipo de hidratos de carbono (dos bons!)cozinha - Receitas da Tia Céu
  • 1 tipo de leguminosa

Se gosta de cozinhar então saberá o que fazer com os restos que vão ficando pelo frigorífico e a sua imaginação fará maravilhas.

Se não gosta de cozinhar pode sempre dar uma vista de olhos às Receitas da Tia Céu, como fez a Ana Rita. De certeza que ela gostou!

E você também vai gostar!

Abracinhos

Tia Céu

Share This Post!

Deixe uma resposta

Partilhas