Ano Novo Chinês

By : | 0 Comentários | On : Janeiro 24, 2017 | Categoria : Blogue, Curiosidades

ano chines1 - receitas da Tia Céu

No passado sábado estive no Martim Moniz, nas celebrações do Ano Novo Chinês, que inicia no próximo dia 28 de Janeiro e terminam a 15 de Fevereiro.

As celebrações de entrada no Novo Ano é a festividade mais importante para os chineses. A data é determinada pelo calendário lunar, ao contrário do nosso calendário ocidental, que é solar. Assim, os chineses entram no Novo Ano em Janeiro ou Fevereiro, já que a data varia de ano para ano, e as celebrações ocorrem não só na China como em todos os países onde há comunidades de chineses a viverem e a trabalhar.

À conversa com algumas senhoras da comunidade chinesa residente em Portugal e presentes nas festividades do passado sábado, no Martim Moniz, fiquei a conhecer alguns hábitos e costumes deste povo tão próximo de nós e, ao mesmo tempo, ainda tão misterioso.

Por exemplo fiquei a saber como é a véspera do Ano Novo, ou seja o último dia do ano, e o que é que fazem como ritual e costume. Os chineses, neste dia, limpam e arrumam a casa, cortam o cabelo, fecham as contas, presenteiam os deuses que protegem a casa, preparam as roupas e organizam a empresa e o comércio.

As mulheres vestem um vestido novo vermelho pois o vermelho é a cor predominante destas festividades, por ser yang e vibrante. O vermelho simboliza a transformação, o movimento e a vida. Além do vermelho, também o roxo, o amarelo e o dourado são consideradas cores auspiciosas, pois segundo os chineses, atraem riqueza e prosperidade. Durante as festividades do Ano Novo Chinês é costume colocar lanternas vermelhas acesas diante das portas, durante os quinze dias de festas.

coro chines - Receitas da Tia Céu

No passado sábado, a festa a que assiti foi muito animada. Lá estavam as lanternas, ao longo de uma parte da Av. Almirante Reis e em redor do Largo de Martim Moniz, as senhoras estavam quase todas vestidas de vermelho, o espectáculo de cantares e danças chinesas foi esplêndido e o cortejo inicial foi espantoso: a Dança do Dragão e a Dança do Leão foram encenadas e, de repente, fui transportada para uma qualquer rua de uma cidade chinesa. Os chineses acreditam que a coreografia realizada com a ajuda de 20 pessoas, ajuda a trazer prosperidade, sorte e renovação.

O ano que começa no próximo dia 28 de Janeiro será o Ano do Galo de Fogo! E só por curiosidade fica aqui uma breve descrição do que significa o Galo de Fogo no mapa astrológico chinês.

O ano que se aproxima está cheio de acções inovadoras na sua vida. A presença do Galo de Fogo trará uma energia destemida que nos ajudará a não ter medo das mudanças. Cheio de oportunidades e novas ideias, o ano de 2017 promete ser repleto de escolhas decisivas.

O Galo tem a característica de ser impulsivo, então tenha cuidado para não tomar decisões precipitadas. Pense bem antes de as tomar e, se possível, conte aos seus amigos e familiares o que pensa fazer. Eles irão ajudar bastante a optar pelo caminho correcto.

Já agora, o meu signo chinês é Tigre. Sabe qual é o seu?

ano chines2 - Receitas da Tia Céu  ano chines3 - Receitas da Tia Céu  ano chines4 - Receitas da Tia Céu

Share This Post!

Deixe uma resposta

Partilhas