Alentejanícis

By : | 0 Comentários | On : Junho 19, 2016 | Categoria : Blogue

Alentejanicís - Receitas da Tia Céu

Mora é uma vila alentejana do Distrito de Évora, com cerca de 2500 habitantes.
Já no século XII havia referência, num documento chamado “Livro III das Composições” a uma herdade denominada “Cabeça de Mora”, que significava parte elevada ou altura. Pensa-se que foi a partir desse ponto que se edificou a vila de Mora. Recebeu foral de D. Manuel I a 23 de Novembro de 1519.
É uma vila sossegada, calma, com boa mesa e bom vinho, alguns alojamentos de turismo rural muito charmosos e de excelente qualidade, vários pontos de interesse histórico, turístico e cultural a visitar, numa viagem exploratória pelo que de melhor Portugal tem para nos oferecer.

Depois desta apresentação histórica da vila (porque a alma também precisa de alimento…) quero falar-vos de um sítio que descobri nas minhas deambulações pelo Alentejo: a mercearia ALENTEJANÍCIS.
Situada na Rua Catarina Eufémia, nr 10, esta mercearia tipicamente alentejana, com produtos e artigos alentejanos e de excelente qualidade, é a segunda loja de uma pequena empresa familiar. A primeira é em Ponte de Sôr.

É gerida pelo Sérgio Cruz, jovem empreendedor, nascido em Azenhas de Seda, uma aldeia perto de Cabeção, há 32 anos.
Estudou na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril e aí conheceu um professor, mestre escanção, Bruno Antunes, que lhe deu o mote e a inspiração para fazer das tradições alentejanas um negócio que tem vindo a prosperar. Desde 2011 que o Sérgio gere esta pequena mercearia com imenso talento para fidelizar os clientes, seja os da zona ou os que, como eu, viajantes a caminho de outros destinos, fazem um desvio para comprar pão, vinho, enchidos, ou queijos na Alentejanícis.

Recomendo vivamente que passem por lá. O Sérgio tem para venda:
Pão cozido a lenha
Queijos alentejanos, curados e de meia cura
Enchidos de porco preto de tripa natural
Nógados
Suspiros de pinhão (eu morro por aqueles suspiros)
Vinhos da região, de produção limitada e premiada
Artigos de artesanato local (destaque para as bonecas Puppas, que adoro)
Compotas e licores
Biscoitos e Bolachas

A Alentejanícis já é marca para chocolates e bolachas.
No futuro (desejo que muito próximo) será também marca para azeite, vinhos e queijos.

O Sérgio recebe-os sempre com um sorriso lindo de alentejano convicto, de quinta a terça. Fecham para descanso e reabastecimento na terça ás 13h e reabrem na quinta ás 9h.  A hora de almoço é das 13h às 14h, no Inverno.
No Verão a hora de almoço é prolongada até ás 16h – há que fazer a sesta!  No Inverno fecham às 18h e no verão ás 19h.

Alentejanicís - Receitas da Tia Céu Alentejanicís - Receitas da Tia Céu Alentejanicís - Receitas da Tia Céu Alentejanicís - Receitas da Tia Céu Alentejanicís - Receitas da Tia Céu

Share This Post!

Deixe uma resposta

Partilhas